Calendário Copa do Mundo FIFA de 2014

copa do mundo 2014

A Copa do Mundo da FIFA é um dos maiores eventos esportivos no mundo, e em 2014 será a vigésima edição do evento, que terá como todos já sabem, o Brasil como país-anfitrião.

O evento acontece a cada 4 anos, sendo que o campeonato é regido pelas melhores seleções do mundo, classificadas através de campeonatos internos menores, durante os anos que antecedem, em cada continente a que pertencem, como por exemplo, no Brasil a Copa América, o campeonato entre os países das Américas do Sul e do Norte, ou a Eurocopa, para os países europeus.

Copa do Mundo da FIFA costuma mobilizar bilhões de pessoas das mais variadas culturas. Desperta verdadeiras paixões pelo futebol, ao mesmo tempo, aproxima os povos reduzindo diferenças, e fazendo com que todos torçam juntos, durante os 90 minutos de uma partida, compartilhando de uma mesma emoção. Um destes raros acontecimentos no esporte, e por isso digno de reconhecimento universal.

O grande torneio será disputado entre 12 de junho e 13 de julho do ano de 2014. O Brasil foi a última sede da Copa do Mundo escolhida através da política de rodízio de continentes implementada pela FIFA, iniciado a partir da escolha da última Copa do Mundo de 2010, disputada na África do Sul.

Para o Brasil, será a segunda vez que o torneio é realizado no país, sendo que o primeiro foi na Copa do Mundo de 1950, a quarta edição do campeonato, em que o Brasil por pouco não saiu vitorioso, se não fosse por um gol de última hora de Ghiggia, pela seleção do Uruguai. A partida, conhecida como Maracanaço, por ter contado com o maior público de todas as partidas de todas as copas, é considerada uma das maiores decepções da história do futebol brasileiro, e com isso o Brasil levou o título de vice-campeão.

Após 64 anos do ocorrido em pleno Maracanã, O Brasil volta como país sede nesta vigésima Copa do Mundo da FIFA, e quem sabe desta vez, para levar o hexagésimo título de campeão, neste mesmo Estádio que lhe deu o título do vice-campeonato mundial.

copa do mundo 2014 Desde que foi definido o país sede, em 2007, iniciou-se um abrangente esforço nacional. Não só foi preciso cumprir as exigências da organização e fazer um bom papel aos olhos do mundo, mas desde 2009, quando houve a ratificação das 12 cidades-sede, iniciou-se um trabalho de planejamento e execução de empreendimentos estratégicos que acabou por desencadear um processo de desenvolvimento que transcende qualquer parâmetro esportivo.

O governo brasileiro estima que a Copa do Mundo da FIFA 2014 agregará 183 bilhões de reais ao PIB do país e mobilizará 33 bilhões de reais em investimento em infraestrutura, com destaque para a área de transporte e sistemas viários. Segundo os dados do governo, acredita-se que aproximadamente 3,7 milhões de turistas, brasileiros e estrangeiros, deverão gerar, no período do evento, R$ 9,4 bilhões, sendo que em todas as outras áreas, serão criados 700 mil empregos permanentes e temporários.

Segundo o cronograma da Copa, a primeira data foi 30 quando houve o sorteio dos grupos das eliminatórias, jogos que estes classificariam os países que participariam do evento. Desde então, os projetos seguiram em ritmo acelerado para o cumprimento dos cronogramas para que em 2014, O país seja um palco impecável para o grande acontecimento.

Candidatura da copa do mundo 2014

Em 2003, a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) chegou a anunciar os países Argentina, Brasil e Colômbia como candidatos à sede da Copa do Mundo FIFA de 2014. Contudo, em 2006, as confederações da CONMEBOL votaram de forma unânime no Brasil como único candidato.

Foi somente em 2007 que a FIFA ratificou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014, ficando a escolha das cidades-sede para o fim de 2008, que acabou acontecendo apenas em 2009, nas Bahamas.

Infraestrutura da copa do mundo 2014

Além das construções e reformas de estádios, que já estão sendo completadas, haverão reformas também em infra-estrutura básica de cada cidade-sede para que possam sediar o evento.

O Brasil vem recebendo um enorme fluxo de investimentos, resultando em uma infra-estrutura moderna com o objetivo de tornar o país mais visível em termos globais e fazendo com que a Copa do Mundo seja muito além de um evento esportivo, mas uma ferramenta interessante para promover uma transformação social no país.

Segundo a Infraero, agência estadual de gestão dos aeroportos, houveram investimentos para atualizar os aeroportos de dez cidades sede, aumentando a sua capacidade e o conforto para os centenas de milhares de turistas esperados para a Copa. Foram reformulados também os aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Segundo o Grupo Executivo da Copa do Mundo de 2014 (Gecopa) foram realizadas 101 intervenções, sendo 12 estádios, 51 projetos de mobilidade urbana, 31 ações em aeroportos e 7 em portos, tudo para poder abrigar os turistas e visitantes na cidade durante o evento.

Eliminatórias da copa do mundo 2014

O sorteio de qualificação para a Copa de 2014 foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo, em 2011. O sorteio foi organizado pela Geo Eventos, criada pelas Organizações Globo e pelo Grupo RBS e que também cuidará do Fan Fest nas doze cidades-sedes. Como país anfitrião, o Brasil se qualifica automaticamente para o torneio.

Trinta e duas seleções participarão da Copa, sendo que a seleção brasileira não precisa disputar eliminatórias por ser a anfitriã do campeonato. A distribuição das vagas pelas confederações continentais foi divulgada pelo Comitê Executivo da FIFA em 2011, sem alterações em relação à edição anterior. Assim, continuarão treze vagas para a UEFA, cinco para a CAF, quatro para a CONMEBOL (sem incluir a vaga brasileira de anfitrião), quatro também para a AFC e três para a CONCACAF.

Sendo que, a repescagem intercontinental ocorrerá entre uma seleção da AFC e da CONMEBOL e outra entre uma da CONCACAF e da OFC, que não possui vaga garantida direta ao mundial. A cerimônia de sorteio das eliminatórias, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, definiu os grupos e confrontos das qualificações africana, europeia, asiática, oceânica e da CONCACAF.

1. AFC: (43 times competindo por 4 vagas diretas para a Copa e 1 vaga para a repescagem intercontinental, que será disputada em jogos de ida e volta contra o 5º colocado das eliminatórias sul-americanas )

2. CAF: (52 times competindo por 5 vagas diretas para a Copa)

3. CONCACAF: (35 times competindo por três vagas diretas para a Copa e 1 vaga para a repescagem intercontinental, que será disputada em jogos de ida e volta contra o vencedor das eliminatórias da Oceania)

4. CONMEBOL: (9 times disputando 4 vagas diretas para a Copa e 1 vaga para a repescagem intercontinental, que será disputada em jogos de ida e volta contra o 5º colocado das eliminatórias asiáticas) O Brasil está automaticamente classificado por ser o país sede.

5. OFC: (11 times competindo por uma vaga para a repescagem intercontinental, que será disputada em jogos de ida e volta contra o 4º colocado das eliminatórias da CONCACAF)

6. UEFA: (53 times competindo por 13 vagas diretas para a Copa)

Sorteio d acopa do mundo 2014

Em 2012, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke anunciou em reunião com Conselho Organizador Local (COL), a FIFA e o governo brasileiro em Brasília, que haverá um sorteio dos grupos da Copa do Mundo será feito no resort da Costa do Sauípe em Mata de São João no litoral norte da Bahia ao final de 2013.

As 32 seleções classificadas para o estágio final da Copa do Mundo serão divididas em 8 grupos (A, B, C, D, E, F, G e H) de 4 países cada e separadas nos potes de acordo com o ranking da FIFA e suas respectivas confederações.

Os 32 times classificados serão distribuídos em quatro potes. No pote 1, dos cabeças de chave, estarão o Brasil e as sete equipes mais elevadas no Ranking Mundial da FIFA em Outubro de 2013 (evitando dar uma vantagem aos que ainda jogarão as eliminatórias em novembro).

Estádios copa do mundo

Não se fala em outra coisa senão na situação dos estádios em que ocorrerão os jogos, tanto os que estão sendo modernizados quanto os que estão sendo reconstruídos. O Governo Federal está coordenando um programa de investimento para transformar algumas das capitais mais importantes do país, de norte a sul e de todas as regiões.

No total, 18 cidades candidataram-se para sediar as partidas da Copa, sendo que Maceió desistiu, restando apenas dezessete cidades, todas capitais de estados. A FIFA costuma limitar o número de cidades-sedes entre oito e dez, entretanto, dado ao tamanho do país sede, a organização cedeu aos pedidos da CBF e concedeu permissão para que se utilizem 12 cidade-sedes no mundial.

Após sucessivos adiamentos, finalmente em 2009 foram anunciadas as sedes oficiais da Copa. A lista eliminou as candidaturas de Belém, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia e Rio Branco. E dentre as 12 cidades escolhidas, cinco delas deverão receber também a Copa das Confederações 2013, “evento teste” para a Copa. Sendo que umas das sedes, o Recife, organizará os jogos em outra cidade da Região Metropolitana, a cidade de São Lourenço da Mata.

As 12 capitais que serão cidade-sedes e seus respectivos estádios, seguem abaixo:

1. Em São Paulo (SP) – o Estádio do Corinthians em Itaquera, também conhecido como Itaquerão, mas denominado pela FIFA de Arena de São Paulo.

2. Em Fortaleza (CE) – o Estádio do Castelão, reinaugurado em 2012;

3. Em Belo Horizonte (MG) – o Estádio do Mineirão;

4. Em Salvador (BA) – a Arena Fonte Nova;

5. No Rio de Janeiro (RJ) – o Maracanã;

6. Em Brasília (DF) – o Estádio Nacional Mané Garrincha;

7. Em São Lourenço da Mata, Recife (PE) – a Arena Pernambuco;

8. Em Cuiabá (MT) – Arena Pantanal;

9. Em Curitiba (PR) – Arena da Baixada;

10. Em Porto Alegre (RS) – o Estádio Beira-Rio;

11. Em Manaus (AM) – a Arena Amazônia;

12. Em Natal (RN) – o Estádio das Dunas.

Qual o logo da copa do mundo 2014?

logo copa do mundo 2014 O logotipo é chamado de “Inspiração” e foi criado pela agência brasileira “África”. O projeto retrata uma fotografia icônica de três mãos vitoriosas juntas levantando o Troféu da Copa do Mundo FIFA. E para descrever ainda mais a noção humanitária das mãos interligadas e sua simbologia, as cores amarelo e verde do Brasil, também foram usadas para dar as boas-vindas ao mundo.

A FIFA e o COL Brasil 2014 convidaram 25 agências brasileiras para apresentar projetos para o emblema oficial do torneio de 2014 e a escolha do vencedor ficou a critério de uma comissão julgadora, sendo apresentado em uma cerimônia realizada em Joanesburgo, África do Sul, em 2010.

Qual o é o pôster da copa do mundo 2014?

O pôster oficial da Copa do Mundo FIFA 2014 é a principal marca visual do evento. O desenho retrata duas pernas de jogadores disputando uma bola, que juntas formam a parte inferior do contorno do mapa do Brasil, no qual é exibida a inscrição “2014 Copa do Mundo da Fifa Brasil”.

Uma visão mais aproximada da mesma figura revela símbolos da fauna, flora e cultura de cada região do país, como o calçadão de Copacabana, a capoeira, o frevo, baianas, chimarrão e uma bola de futebol.

O pôster foi criado pela designer Karen Haidinger, da agência Crama, e escolhido por uma comissão julgadora, sendo apresentado pelos embaixadores da Copa do Mundo de 2014, Marta, Ronaldo, Bebeto, Carlos Alberto e Amarildo (com exceção do ex-técnico e jogador Zagallo), em 2013.

Qual o Mascote da copa do mundo 2014?

A seleção do mascote da Copa do Mundo FIFA de 2014 ocorreu em 2012 com uma decisão da própria FIFA. Na disputa para ser mascote da Copa, estavam as seguintes opções: a Arara, o Saci Pererê, a Onça Pintada e o Tatu-bola. O vencedor, tatu-bola, foi apresentado ao público como mascote da Copa do Mundo de 2014 em 2012.

fuleco mascote copa do mundo 2014 A ideia de candidatar o animal surgiu da ONG cearense Associação Caatinga. A campanha ganhou repercussão nas redes sociais e, em 2012, um dossiê foi entregue aos representantes do Ministério dos Esportes. O tatu-bola-da-caatinga é uma espécie endêmica do Brasil e, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), encontra-se ameaçada de extinção, com estado de conservação vulnerável.

A questão da preservação ambiental, simbolizada nos mascotes, começou a ser uma preocupação das comissões organizadoras dos torneios desde a Copa do Mundo FIFA de 2010, quando um leopardo (espécie que sofre com a caça predatória na África do Sul) batizado de Zakumi, foi o mascote da competição.

A identidade visual do mascote compõe-se do tatu-bola em amarelo, com a carapaça em azul, trajando um calção verde e uma camiseta branca na qual está grafado “Brasil 2014″. Uma votação pública foi aberta para a escolha do seu nome, sendo que haviam três opções:

  • “Amijubi” (palavra formada pela fusão de amizade e júbilo)
  • “Fuleco” (junção de futebol e ecologia)
  • “Zuzeco” (uma mistura de azul e ecologia) são os nomes postulantes.

Com 48% dos 1,7 milhão de votos pela internet no Brasil e no mundo, “Fuleco” foi escolhido como nome oficial do mascote e anunciado em 2012.

Qual é a Bola escolhida para copa do mundo?

Para definir o nome da bola oficial da Copa do Mundo FIFA de 2014, foi realizada uma votação pela internet com organização da Adidas, marca que fabrica as bolas das competições, e pelo site GloboEsporte.com.

Sendo a primeira vez que o nome oficial da bola do torneio foi decido por votação. A enquete trazia três opções: “Bossa Nova”, “Carnavalesca” e “Brazuca”, e o resultado foi anunciado num evento organizado e transmitido em rede nacional, tendo o nome Brazuca como venedor sob um percentual de 77,8%, enquanto os outros nomes postulantes Bossa Nova e Carnavalesca, obtiveram 14,6% e 7,6%, respectivamente. Ao todo, foram computados 1.119.539 votos.