Dia da Cruz Vermelha Brasileira

É no dia 5 de dezembro que se celebra o Dia da Cruz Vermelha Brasileira, data da fundação da entidade no Brasil.

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é um movimento internacional humanitário com aproximadamente 97 milhões de voluntários mundialmente. Seu objetivo é proteger a vida e a saúde humana, e prevenir e aliviar sofrimento humano, sem discriminação baseado em nacionalidade, raça, sexo, religião, classe social ou opiniões políticas.

História

A história da Cruz Vermelha Brasileira se iniciou no ano de 1907, graças à ação do Dr. Joaquim de Oliveira Botelho, homem culto e cheio de iniciativa que, inspirando-se naquilo que testemunhara em outros países, sentiu-se animado do desejo de ver, também aqui, fundada e funcionando, uma Sociedade da Cruz Vermelha.

Com outros profissionais da área de saúde e pessoas da sociedade, Dr. Joaquim promoveu uma reunião em 17 de outubro daquele ano na Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, para lançar as bases da organização da Cruz Vermelha Brasileira.

Foi em uma reunião realizada em 5 de dezembro de 1908, que foram discutidos e aprovados os Estatutos da Sociedade. A data ficou consagrada como a de fundação da Cruz Vermelha Brasileira, que teve como primeiro presidente Oswaldo Cruz, cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro.

Foi o pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz, respeitado internacionalmente.