Dia Internacional da Propaganda e da Publicidade

Foi no dia 4 de dezembro de 1936, na cidade de Buenos Aires, que aconteceu o primeiro encontro de publicitários e comunicadores em geral, criando assim o Dia Panamericano da Propaganda. Mas foi apenas a partir da década de 1970, que a data acabou ganhando uma maior visibilidade e atingiu um abrangência internacional passando a ser conhecida como Dia Mundial da Propaganda sendo celebrada no dia 4 de dezembro todos os anos, mundialmente.

Etimologia

O termo propaganda, do latim propagare, quer dizer multiplicar, espalhar ideias. Em outras palavras, propaganda é uma forma específica de apresentar uma informação ou pensamento, de divulgar uma ideia, seja ela para anunciar algo ou vender um produto.

A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial. Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias.