Menu fechado

Bandeira do Brasil: Suas cores e significado

bandeira do brasil

A bandeira do Brasil volta e meia é utilizada, não apenas em contextos oficiais, relacionados ao Estado ou até mesmo em compromissos solenes da iniciativa privada. Quem é que também, quando acontece a Copa do Mundo de Futebol, não ficou balançando patrioticamente a nossa bandeira?

A bandeira do Brasil também pode ser observada em certos locais públicos, como prefeituras, Ministérios Públicos, enfim, estabelecimentos ligados ao governo brasileiro. Entre a população em geral, por vezes também é possível notar a presença de bandeiras nas janelas das casas ou pintadas nas ruas.

Não é somente a bandeira brasileira como um todo que possui toda uma simbologia por trás. As cores da bandeira do Brasil também possuem um significado específico.

Quer aprender o significado das cores da bandeira do Brasil? Gostaria de entender de modo mais profundo o significado da bandeira do Brasil? Então continue lendo esse artigo atentamente!

O que é bandeira do Brasil?

A bandeira do brasil é o símbolo do país mais importante.
A bandeira do brasil é o símbolo do país mais importante.

A bandeira do Brasil é o maior e mais importante símbolo que representa o nosso país diante dos demais países existentes no mundo. Em outras palavras, ela é uma das muitas formas de representação da identidade de um país, no caso o Brasil.

Uma nação, como é nesse exemplo a nação brasileira, possui uma variedade de símbolos, com o intuito de compor esse conjunto de coisas integram a estrutura identitária. Eles representam os valores, princípios, mentalidade e cultura de todo um povo.

Pode parecer bobagem para os leigos, mas o aspecto visual e estético é de suma importância em diferentes âmbitos da sociedade. O ser humano é muito visual e uma das formas de se construir o sentimento de unidade, de pertencimento a uma dada nação é através de símbolos, como é a bandeira.

Por intermédio de dispositivos legais de cada país, a bandeira deve ser sempre hasteada em um mastro, com altura e dimensões determinados por leis, estatutos sociais, convenções ou então dentro de projeto pré-estabelecido.

Representando também a soberania nacional ou até mesmo o ato de divulgar alguma em favor de uma coletividade, a despeito de isso não aparecer sob a concepção de alguns.

Não se trata de um mero pedaço de pano. Dentro dela está representada toda a história de um determinado povo, suas lutas, desejos e esperanças. Ela é utilizada tanto em períodos de paz como em tempos de guerra.

As bandeiras possuem uma origem bastante antiga, remontando há muitos séculos atrás. Em um sentido mais estrito, a origem disso tudo remonta ao Império Romano, que usava estandartes com figuras de madeira ou metal. Entretanto o uso desses símbolos em tecidos coloridos remonta à Idade Média.

Quais são as cores da bandeira do Brasil?

As cores da bandeira do Brasil são em número de 4. Elas são as seguintes:

  • Verde;
  • Amarelo;
  • Azul;
  • Branco.

Algumas pessoas erroneamente acreditam que a cor das letras que ficam naquela faixa branca no centro da bandeira é o preto.  A razão disso é que muitas vezes em livros ou na Internet ela é exibida com essa cor. Entretanto, na realidade, a cor delas, em termos oficiais, é o verde, em uma tonalidade mais escura do que aquela presente na parte retangular.

A bandeira brasileira já apresentou tonalidades distintas de cores, em épocas anteriores. Contudo esse é um assunto que abordaremos mais adiante.

O que significam as cores da bandeira do Brasil?

Como se sabe, as cores da bandeira do Brasil são as seguintes, em ordem de apresentação da própria bandeira:

  • Verde;
  • Amarelo;
  • Azul;
  • Branco.

Originalmente falando, a cores da bandeira brasileira representavam as cores das famílias reais que governavam o país. O verde era a cor que simbolizava a casa real dos Bragança, a qual pertencia o Imperador Dom Pedro I. O amarelo era o símbolo da casa real dos Habsburgo, a qual pertencia a Imperatriz Leopoldina. O branco era o desejo de paz e o azul era uma homenagem à Maria, padroeira de Portugal.

Todavia, ao longo do tempo, as pessoas aqui no país começaram a atribuir outros sentidos para as cores, ainda que elas não sejam consideradas concepções oficiais.

Os significados das cores da bandeira do Brasil dados de forma popular são:

  • Verde

O verde seria um símbolo das matas brasileiras, em toda a sua vasta extensão e riquíssima diversidade.

  • Amarelo

A cor amarela simboliza as riquezas do Brasil.

  • Azul

O azul é uma representação do céu e dos rios existentes em território brasileiro.

  • Branco

A cor branca representa, por sua vez, o desejo profundo pela paz.

Características da bandeira do Brasil

A bandeira brasileira é constituída de uma base no formato de um retângulo, com a sobreposição de um losango amarelo e um círculo na cor azul. Esse círculo, por sua vez, é atravessado por uma faixa na cor branca, que contém o lema nacional: “Ordem e Progresso”, este escrito em letras verdes.

Além disso, na parte inferior do círculo, há 26 estrelas, representando os estados brasileiros. Já na parte superior do mesmo, há uma única estrela, que simboliza o Distrito Federal, onde se localiza a capital do país. Cabe lembrar também que essas estrelas formam constelações.

No que toca ao significado das formas geométricas presentes na bandeira:

  • Losango amarelo: é uma representação da figura feminina, enquanto filha, irmã, esposa e mãe;
  • Círculo azul: é um emblema já bastante antigo, cujo uso é datado da época da Roma Antiga. Ele já existia na bandeira do principado brasileiro.
  • Constelações: nada mais é do que uma referência da aparência do céu na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente às 8 horas e 30 minutos, do dia 15 de novembro de 1889, que é, como se sabe, a data da Proclamação da República. De acordo com a Lei nº8.421.

A data de comemoração do Dia da Bandeira é em 19 de novembro. Foi nessa data, no ano de 1889, que ocorreu a instituição da bandeira republicana nacional como sendo a bandeira oficial do Brasil.

Hino à Bandeira

O Hino à Bandeira do Brasil é um enaltecimento ao sentimento de paz, de esperança e, sobretudo, nacionalismo e patriotismo.

A letra do hino foi composta pelo poeta brasileiro Olavo Bilac (1865-1918) e Francisco Braga (1868-1945). Ela consagra a bandeira como um símbolo nacional, além da exuberância e beleza da natureza brasileira e das dimensões continentais do Brasil.

Letra do Hino à Bandeira do Brasil

Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra,
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.
Recebe o afeto que se encerra,
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!
Recebe o afeto que se encerra,
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Valorização da bandeira do Brasil

A grande maioria das pessoas valoriza e muito a bandeira do Brasil. É e sempre será um dos elementos que permite aos brasileiros se distinguir de pessoas pertencentes à outras nações. Você pode encontrar exemplares da bandeira brasileira à venda nos mais diversos locais, com todos os tamanhos e materiais possíveis.