Menu fechado

O que significam as cores do arco-íris?

cores do arco-íris

Todo mundo, em algum momento de sua vida, já viu um arco-íris. Esse belo espetáculo da natureza enche os nossos olhos e nos faz refletir como ela é bela e rica. As cores do arco-íris sempre despertam uma miríade de sentimentos e sensações diferentes.

Todos sabem quantas cores tem o arco-íris. As pessoas também têm ciência de quais as cores do arco-íris. Mas vocês sabem como se forma um arco-íris? Sabe quais são os significados dessas cores? São essas as perguntas que responderemos a vocês ao longo desse artigo. Boa leitura!

O que é o arco-íris?

As cores do arco-íris é um fenômeno óptico.
As cores do arco-íris é um fenômeno óptico.

Antes de saber quais seriam os significados das cores do arco-íris, é importante entender o que de fato é o arco-íris. Afinal, isso ajudará a entender como ele se forma e por quê.

O arco-íris é um fenômeno óptico, ou seja, um fenômeno visual e também meteorológico. Ele efetua a separação da luz do sol em seu espectro contínuo no momento em que o astro solar brilha intensamente sobre as gotas de chuva.

Esse evento natural também pode ser observado em cachoeiras e cascatas, por intermédio da água pulverizada.

O formato do arco-íris

Ele possui, como pode ser apreendido a partir do próprio nome, um formato de arco. É um arco que contém cores distintas, que ficam próximas umas às outras. Por um lado, mais especificamente no seu exterior, está situada a cor vermelha. Por outro lado, no seu interior, pode-se vislumbrar a cor violeta.

As cores do arco-íris

Por se tratar de um espectro de dispersão de luz branca, o arco-íris, na realidade, possui uma quantia infinita de cores, sem a existência de um limite claro entre elas.

Entretanto, como o ser humano é simplesmente incapaz de viver sem estabelecer uma classificação delimitada dos fenômenos naturais e pelo fato da visão humana ser detentora de uma capacidade restrita de distinguir as cores, criou-se culturalmente, dessa forma, uma espécie de simplificação que determina resumidamente a quantidade e qualidade de cores.

O arco-íris de Newton

Quem realizou essa primeiríssima simplificação foi o famoso e renomado cientista Isaac Newton. À primeira vista, ele confessou que só tinha conseguido enxergar algumas cores, duas a menos do que as reconhecidas atualmente. Posteriormente, ele acrescentou mais duas cores, a fim de efetuar uma analogia com as notas musicais, que são em 7.

É preciso haver algumas condições específicas para que o arco-íris possa ocorrer. De qualquer forma, é algo sempre muito bonito e interessante de ser observado.

Como se forma um arco-íris?

As cores do arco-íris são resultado da ocorrência do processo de refração e reflexão da luz do Sol nas gotas de chuva
As cores do arco-íris são resultado da ocorrência do processo de refração e reflexão da luz do Sol nas gotas de chuva

O arco-íris se forma devido a ocorrência do processo de refração e reflexão da luz do Sol nas gotas de chuva. O advento da refração é o responsável pela divisão da luz solar, que é, na realidade, de cor branca, em espectros totalmente coloridos, que definem a configuração do fenômeno.

Sob o mesmo ponto de vista, todos os objetos possuem, de certo modo e em certo nível, um índice de refração da luz, seja ela solar ou não. Assim também ocorre com as gotas de chuva. Pense que essas gotas funcionam como uma espécie de prisma natural.

No entanto, não é qualquer tamanho ou formato de gota que possui essa capacidade. É necessário que as gotas de chuva apresentem um formato e tamanhos corretos para que se forme o arco-íris.

O que é refração

A refração é o processo de desvio do feixe de luz que, ao passar atravessar um dado meio material para outro, acaba sofrendo um atraso. Um dos lados da onda de luz diminui sua velocidade antes do que o outro. Isso provoca a separação das cores em consonância com a frequência de cada uma delas.

É exatamente isso que a gota de chuva realizada com a luz do sol. Ao partir do meio material do ar, indo na direção da água da gota de chuva, a luz passa por uma refração, desvia na parte de dentro da gota. Posteriormente, ela sofre uma refração de novo, assim que ela sai da gota de chuva.

Contudo, se fosse apenas isso, veríamos somente feixes luminosos coloridos e não dispostos em forma de arco. O ponto é que, no instante em que a gota de chuva refrata a luz solar, as cores vão se separando conforme a sua frequência em ângulos diferentes com relação ao observador. Somente uma cor se posicionará em ângulo observável.

Quais são as cores do arco-íris?

cores do arco-íris
As cores do arco-íris são 7: azul, verde, anil, violeta, vermelho, laranja, amarelo

As cores do arco-íris são:

  • Vermelho;
  • Laranja;
  • Amarelo;
  • Verde;
  • Anil;
  • Azul;
  • Violeta.

É relevante lembrar também que a cor vermelha faz parte do exterior do fenômeno, enquanto que o violeta faz integra o interior do mesmo.

A maioria das pessoas só é capaz de distinguir 6 das 7 cores do arco-íris. Isso ocorre porque algumas cores são mais intensas e, consequentemente, mais fáceis de observar.

Quantas cores tem o arco-íris?

Agora que você já sabe quais as cores do arco-íris, vai descobrir quantas cores tem o arco-íris.

Conforme citamos em um tópico anterior, na realidade as cores do arco-íris são inúmeras. Mas pelas razões já explicitadas, apenas algumas delas foram classificadas convencionalmente. Nesse “acordo” culturalmente estabelecido, enumerou-se as cores do arco-íris em 7, equiparando-se assim a quantidade de notas musicais, conforme pensado por Isaac Newton.

O que significam as cores do arco-íris?

Que tal aprender o que significam as cores do arco-íris? Assim você poderá entender o que ele representa em termos culturais.

Vermelho

A cor vermelha é um símbolo da paixão, de um amor intenso e caloroso e igualmente da coragem. Ela também pode passar uma sensação de perigo e agressividade.

Laranja

O laranja é uma cor que simboliza a cordialidade, a boa comunicação e a prosperidade. Outro sentido possível dela é energia, vigor, disposição, entusiasmo.

Amarelo

A cor amarela representa a jovialidade, a felicidade, alegria, bom humor, o contentamento. Em algumas religiões, simboliza também dinheiro, fortuna e prosperidade, por se assemelhar com a suposta cor do Sol.

Verde

A cor verde traz sentimentos de equilíbrio, paz, esperança e também de confiança e credibilidade.

Azul

O azul é uma representação da calma, tranquilidade, serenidade, harmonia e também autoridade. Por outro lado, negativamente falando, ele pode significar frieza.

Anil

O anil representa sinceridade, honestidade, transparência, clareza, individualidade e respeito.

Violeta

O violeta, mais comumente chamado de roxo, é uma cor que está ligada à espiritualidade.

Compreendendo os sentidos das cores do arco-íris

Vale sempre salientar que sim, há alguns significados genéricos, mais popularmente aceitos por pessoas do mundo todo a respeito dos sentidos das cores do arco-íris, porém elas podem ter mais significados, dependendo do contexto cultural.