Menu fechado

Filtro dos sonhos: O que é e para que serve?

filtro dos sonhos

Sem sombra de dúvidas alguns de vocês já ouviram falam, em algum momento, sobre o filtro dos sonhos. Se você é alguém que gosta de artesanato, misticismo e coisas do gênero, sabe muito bem do que se trata.

Inicialmente ele era presente entre as pessoas que nutrem crenças alternativas. Porém agora se popularizou e tem sido observado com maior frequência.

Você já viu um filtro dos sonhos? Já desejou ter um objeto desses em sua casa? Compreende os significados e aquilo que ele representa? Continue lendo esse texto para aprender mais sobre esse item tão mágico e diferente de tudo.

O que é filtro dos sonhos?

O filtro dos sonhos tem o poder de afastar os pesadelos.
O filtro dos sonhos tem o poder de afastar os pesadelos.

O filtro dos sonhos é uma espécie de amuleto  tradicional pertencente a cultura indígena dos Estados Unidos. Em teoria, esse objeto “mágico” seria capaz de realizar a façanha de promover uma purificação das energias.

De que modo ele faria isso? Bem, ele efetuaria, nesse caso, uma separação entre os sonhos ruins e os sonhos bons. Em outras palavras, ele impediria que qualquer sonho ruim viesse a ocorrer e a pessoa só tenha sonhos bons. Além de tudo isso, ele proporciona uma generosa dose de sorte e sabedoria para aqueles que o tem.

Ele também é conhecido como o “Caçador de sonhos”, o “Espanta pesadelos” ou ainda então o “Catasonhos”. Eles vêm do original em inglês, dreamcatcher. Ele é classificado como um símbolo dos costumes e igualmente da cultura indígena estadunidense.

É um objeto místico, mais especificamente falando, relacionado a uma tribo de nome Ojibwa.

Como é o filtro dos sonhos?

O filtro dos sonhos possui elementos característicos de acordo com suas funções específicas.
O filtro dos sonhos possui elementos característicos de acordo com suas funções específicas.

O filtro dos sonhos nada mais é do que um círculo composto por inúmeros fios entrelaçados em seu interior. Seu design forma algo muito similar a uma teia de aranha contendo uma abertura circular bem no centro. Anexadas a ele, há uma certa quantia de penas, que também figuram ali por razões especiais e diferentes.

Tradicionalmente, ele era confeccionado com fibras de um salgueiro-chorão e coberto com tiras de couro. A ele são atados diversos fios.

Os fios, por outro lado, se organizam formando uma espécie de teia de aranha deixando uma abertura de formato circular no centro.

Por consequência disso,  uma certa quantidade de penas que ficam penduradas no círculo estão muito longe de serem somente adornos. Eles detém uma razão específica de ser uma função.

Como surgiu o filtro dos sonhos?

Entretanto, os primeiros filtros dos sonhos se originaram na tribo dos Ojibwa . Essa tribo vivia na região dos grandes lagos da América do Norte.

Os integrantes desta tribo criam que um dos objetivos mais importantes das pessoas no decorrer de suas vidas era o ato de decifrar os sonhos.

Isso porque eles acreditavam que os sonham serviam como uma forma de mandar mensagens a respeito do funcionamento da natureza, do universo e da vida.

Os Ojibwa tinham uma crença que, ao longo da noite o ar ficava repleto de sonhos e energias, tanto positivas, quanto negativas. Dessa forma, o filtro dos sonhos configura-se como uma proteção contra as energias e sonhos negativos.

Como funciona o filtro dos sonhos?

O filtro dos sonhos protege o sono e afasta os maus fluidos.
O filtro dos sonhos protege o sono e afasta os maus fluidos.

Sem sombra de dúvida o filtro dos sonhos está muito distante de ser apenas mais um objeto de decoração ou um enfeite qualquer. Não é por qualquer razão que esse objeto volta e meia é é encontrado nas janelas e também em decorações de festas do tipo luau, entre outras situações e lugares.

Dessa maneira, esse item pode ser incluso nos mais variados ambientes ou também pode ser usado em adereços, nas roupas e até mesmo ser feita uma tatuagem representam essa peça. A O objetivo disso é efetuar uma purificação das energias a fim de evitar que tenhamos sonhos ruins durante a noite.

Além de coibir a ocorrência dos pesadelos, o filtro possui ainda a capacidade de nos propiciar excelentes sonhos, deixando-nos imersos em uma atmosfera do bem e recheada de harmonia. 

Os bons sonhos possuiriam a capacidade de atravessar o círculo contido no centro da teia. As energias negativas, pesadas, ruins, que provocariam pesadelos, ficariam, por outro lado, presas aos fios da teia. 

O mais recomendado é que o filtro seja posicionado em um local que receba luz solar. A razão por trás disso é que, ao posicionar o filtro em uma área que recebe luz do sol, esses raios solares dissipariam todos os sonhos ruins que porventura estivessem presos nos fios da teia. 

Cores e seus significados no filtro dos sonhos

 

  • Amarelo: essa é a cor ligada a sabedoria. Um filtro com a coloração amarela tem o potencial de iluminar o interior, fazer surgir renovadas esperanças, servir de combustível para a fé e fornecer doses cavalares de determinação e um profundo equilíbrio espiritual.
  • Azul: essa é uma cor presente tanto nos mares e oceanos, quanto no céu. Ela é classificada como sendo boa para a parte física e mental, pois promove o bem-estar, uma enorme sensação confiança e a conquista da sabedoria. Além de tudo isso, é relacionada com as vitórias, as conquistas e um certo grau de estabilidade.
  • Branco: o branco, como todos sabem, está ligado a paz e a elevação espiritual. Não é por qualquer razão que o branco é caracterizado como sendo a cor da luz, porque ela reflete os raios luminosos e deixa tudo muito mais claro.
  • Laranja: o laranja é um símbolo da energia, do entusiasmo, da disposição. Ela igualmente proporciona vigor, vida, estimula o desapego e o ator de pensar de forma livre, fora da caixa.

Mais significados das cores no filtro dos sonhos

  • Marrom: o marrom é muito encontrado nos filtros. Ele é uma representação da liberdade, do sucesso, da união e um altíssimo nível de maturidade. Ela  também consegue eliminar qualquer sentimento de insegurança e traz mais simplicidade, aconchego, conforto e pé no chão.
  • Rosa: o rosa é um símbolo do amor romântico, da ternura, do carinho e do amor incondicional.
  • Roxo: mesmo sendo normalmente ligado à tristeza, o roxo tem mais a ver com a prática da introspecção. É uma cor muito ligado ao mundo interno, ao íntimo das pessoas.
  • Verde: a cor da natureza representa o crescimento, o sentimento de esperança, a harmonia e também a fertilidade. O verde também está diretamente ligado a verdade, a existência e aplicação da justiça e a satisfação.
  • Vermelho: O vermelho é a cor da paixão. Aliás, ela não é apenas a cor da paixão ou do amor, mas está bastante ligada ao poder. Colocar um pouco de vermelho no filtro garante o incentivo a princípios e sentimentos como a honestidade, a compaixão, a honra e a perseverança.

Usando o filtro dos sonhos

Se você quer usar o filtro dos sonhos, você pode simplesmente se dirigir a alguma loja que venda artesanato e coisas do gênero. Ou então você pode, caso seja um adepto do “Do It Yourself”, comprar os materiais necessários e fazer um com suas próprias mãos.