Menu fechado

Signo ascendente – Saiba como calcular o seu!

signo ascendente

O zodíaco é composto por 12 signos distintos, que por sua vez foram determinados de acordo com o movimento do Sol e dos planetas ao redor da Terra. O signo solar é extremamente importante, mas o signo ascendente exerce uma influência enorme na personalidade e na vida de alguém.

Normalmente, quando o assunto é astrologia, busca-se saber qual o signo solar, pois ele é o que define a essência daquele indivíduo. Contudo, é muito interessante e importante saber o signo ascendente também, pois ele tem um peso enorme na interação com o signo principal e em outros aspectos.

Está curiosa para saber qual o seu signo ascendente? Gostaria de entender a relevância dele na sua vida? Quer descobrir o ascendente e as características dele? Então continue lendo esse artigo para saber mais!

O que é o signo ascendente?

Para a Astrologia, o signo ascendente nada mais é do que o signo que pode ser observado na roda do Zodíaco
Para a Astrologia, o signo ascendente nada mais é do que o signo que pode ser observado na roda do Zodíaco.

Para a Astrologia, o signo ascendente nada mais é do que o signo que pode ser observado na roda do Zodíaco, como se ele estivesse dando uma volta em torno de nosso planeta na hora do nosso nascimento, partindo-se da perspectiva da Terra. Em outras palavras, é o signo que se eleva no horizonte no instante em que nascemos.

Do modo oposto ao que ocorre com o signo solar, também chamado de signo astrológico, que define nosso eu mais “bruto”, mais básico, as raízes de que nós somos, por outro lado o signo ascendente representa os costumes, os hábitos que cultivamos em nosso ser para nos apresentarmos e relacionarmos com o mundo e para convivermos com as outras pessoas.

Do mesmo modo que o signo principal, o ascendente também evidencia como nós somos. Contudo, ele vai muito além disso, pois ele igualmente explicita como aplicamos esses atributos no decorrer das nossas experiências.

O ascendente começa a ser construído na infância e na adolescência, conforme as nossas vivências. Cada encontro que temos na vida, cada situação que enfrentamos, cada questão que lidamos, enfim, tudo isso auxilia na qualificação dele.

O ascendente nos fala a respeito de nosso funcionamento, sobre o nosso comportamento e a vitalidade que possuímos. Ele é simplesmente fundamental na interpretação de um mapa astral.

Como saber meu signo?

O signo ascendente é calculado através do cálculo da hora do seu nascimento.
O signo ascendente é calculado através do cálculo da hora do seu nascimento.

Ainda que uma pessoa não acredite piamente na Astrologia, certamente ela já se perguntou em algum momento: “Qual meu signo?”. Se você quer uma resposta para o questionamento “como saber meu signo”, saiba que existe uma maneira bem simples e rápida de descobrir qual é seu signo solar.

Conforme já dissemos, o zodíaco é composto por 12 signos, cada qual com características diferentes. Apesar de haver 12 meses no ano, eles não coincidem precisamente com as 12 casas zodiacais. O período correspondente a cada signo começa em um mês e termina em outro.

Para saber qual o seu signo é bem simples. As datas relacionadas a cada casa zodiacal são fixas, ou seja, não se alteram. Sendo assim, tudo o que você precisa é levar em consideração a sua data de nascimento e observar em qual signo ela se enquadra.

Olhe abaixo as respectivas datas correspondente aos 12 signos do zodíaco:

  • Áries – De 21/03 a 20/04
  • Touro – 21/04 a 20/05
  • Gêmeos – 21/05 a 20/06
  • Câncer – 21/06 a 22/07
  • Leão – 23/07 a 22/08
  • Virgem – 23/08 a 22/09
  • Libra – 23/09 a 22/10
  • Escorpião – 23/10 a 21/11
  • Sagitário – 22/11 a 21/12
  • Capricórnio – 22/12 a 20/01
  • Aquário – 21/01 a 18/02
  • Peixes – 19/02 a 20/03

Classificação dos signos

Todos os 12 signos do horóscopo e signo ascendente estão vinculados a um elemento da natureza.
Todos os 12 signos do horóscopo e signo ascendente estão vinculados a um elemento da natureza.

Todos os 12 signos do horóscopo estão vinculados a um elemento da natureza. Geralmente, no que concerne a assuntos estruturais, as pessoas são apresentadas apenas aos elementos. Dito de outra forma, os quatro elementos naturais são uma das bases do zodíaco.

Os elementos naturais que compõe a estrutura zodiacal são:

  • Fogo;
  • Terra;
  • Ar;
  • Água.

Na realidade, todo mundo tem um pouquinho de cada elemento dentro de si. Todavia, só um deles vai se manifestar de maneira mais pronunciada, mais explícita no seio de cada personalidade, controlando o restante.

Conheça abaixo as características gerais das pessoas que pertencem a um dado elemento natural:

Fogo

Pessoas nascidas sob um signo de fogo são repletas de energia, consegue motivar e liderar pessoas, são fortes, intensas, ativas, corajosas e aventureiras. O lado negativo é que elas possuem uma certa facilidade para perder o controle, são briguentas e tem um temperamento difícil.

Signos relacionados: Áries, Leão e Sagitário.

Terra

Pessoas nascidas sob um signo de Terra costumam ser muito estáveis, práticas, pragmáticas, pé no chão. Muitas vezes são realistas e às vezes chegam até a serem conservadores, além de bastante perceptivos e detalhistas.

Signos relacionados: Touro, Virgem e Capricórnio.

Ar

Pessoas nascidas sob um signo de ar tem a tendência de terem uma mente mais aberta, são inquietas, gostam de falar bastante, são ativas, curiosas, versáteis. O lado negativo é que elas podem ser instáveis, inseguras e ter muito receio de explicitar sua vulnerabilidade.

Signos relacionados: Gêmeos, Libra e Aquário

Água

Pessoas nascidas sob um signo de água são pessoas normalmente bastante sensíveis, emotivas, sentimentais, intensos, profundos, enfim, o coração é o norte delas. Por outro lado, elas também podem ser sensíveis no sentido negativa da coisa, sofrem, são introvertidos e às vezes explosivos.

Signos relacionados: Câncer, Escorpião e Peixes.

Como descobrir signo ascendente

Descobrir o signo ascendente é relativamente muito simples. Para poder descobrir o ascendente, é fundamental que você saiba qual a hora exata do seu nascimento e se era ou não horário de verão na época. Ao mesmo tempo, você vai necessitar ter conhecimento sobre qual cidade você nasceu, uma vez que a posição astrológica em torno da Terra muda de acordo com a localidade.

Para calcular ascendente, constrói-se um mapa astral que, por sua vez, pode ser elaborado de diversas formas. São feitos cálculos complexos e inúmeras consultas a uma obra de efemérides, que contém informações obtidas pelos astrônomos e devidamente organizada em tabelas.

Veja a tabela abaixo para ter como descobrir o ascendente:

Desse modo, para calcular o seu signo ascendente, é só olhar na tabela qual é o seu signo solar e em seguida ver o horário do seu nascimento. Assim, você saberá com precisão qual é o seu signo ascendente.

Como o signo ascendente reage a sua personalidade

Agora que você tem uma resposta para a pergunta “como saber meu ascendente”, vale muito a pena compreender como o signo ascendente reage à sua personalidade.

Conheça abaixo como são os atributos das pessoas com determinados signos ascendentes:

Ascendente em Aquário

Quem tem ascendente em Aquário nutre um apreço enorme pelo conhecimento humano, adora conhecer a maior quantidade possível de pessoas. É alguém muito curioso e bastante aventureiro.

Ascendente em Áries

Quem tem ascendente em Áries é geralmente alguém muito espontâneo, sincero, sempre muito franco no falar e no agir. São igualmente pessoas “de lua”, ou seja, que uma hora podem estar chorando e tristes e de repente ficarem super alegres e felizes.

Ascendente em Câncer

Quem tem ascendente em Câncer é imbuído de um enorme sentimento de compaixão, enorme sensibilidade, emotividade. São, em suma, pessoas muito sentimentais.

Ascendente em Capricórnio

Quem tem ascendente em Capricórnio costuma levar a vida um pouco mais a série do que de costume, não permitindo que as emoções venham à tona facilmente. Além disso, obter o reconhecimento social é vital para essa pessoa.

Ascendente em Escorpião

Quem tem ascendente em Escorpião é habitualmente uma pessoa mais reservada, cautelosa e desconfiada, que prefere manter certa distância até conhecer melhor. É um indivíduo apaixonado e intenso, mas que também pode ser possessivo.

Ascendente em Gêmeos

Quem tem ascendente em Gêmeos é, de um modo geral, uma pessoa mais racional, que não toma decisões calcadas simplesmente em sentimentos. Ademais, é alguém que gosta de ter o intelecto estimulado.

Ascendente em Leão

Quem tem ascendente em Leão tem, no muito das vezes, um ego bastante inflado. Contudo, a despeito disso, é dotado de uma personalidade muito generosa, gentil e protetora, que gosta de se doar. Ama obter reconhecimento das suas habilidades.

Ascendente em Touro

Quem tem ascendente em Touro é um indivíduo dotado da capacidade de receber o que a vida tem a oferecer de modo carinhoso. É ambicioso, além de ser um excelente amante e cheinho de energia sexual.

Ascendente em Virgem

As pessoas com ascendente em Virgem são meticulosas, racionais, lógicas, desconfiadas e que não cede aos instintos assim tão facilmente.

Ascendente em Libra

Os indivíduos com ascendente em Libra gostam de relacionamentos harmoniosos, calmos, são sinceros e abnegados.

Ascendente em Sagitário

Pessoas com ascendente em Sagitário são apaixonadas, propensas a se entregarem às suas emoções. São ativos e desejam conhecer o mundo.

Ascendente em Peixes

Quem tem ascendente em Peixes são pessoas delicadas, sensíveis, naturalmente românticas, além de geralmente serem dóceis, tímidas e comedidas.

Aprendendo como descobrir ascendente

Agora que você já sabe como descobrir o seu signo ascendente e conhece as qualidades dele, compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares, ajudando-os a descobrir o deles também! Conhecimento é sempre bem vindo.