Menu fechado

O que é solstício de verão?

solsticio de verão

A Astronomia é um assunto interessantíssimo. Essa área do conhecimento é muitíssimo vasta e rica em inúmeros detalhes. São uma infinidade de elementos e fenômenos que exercem uma influência direta e/ou indireta sobre o nosso planeta. O solstício de verão é um desses eventos astronômicos que impactam profundamente a vida na Terra.

Você sabe o que é o solstício de verão? Conhece a maneira pela qual esse fenômeno se processa? Quando o solstício é celebrado? Como esse fenômeno é celebrado? Daremos as respostas para essas e muitas outras perguntas ao longo desse artigo. Aproveite bastante a leitura e absorva as informações!

O que é solstício de verão?

Antes de explicar propriamente o que é o solstício de verão, é imprescindível saber o que é o solstício pura e simplesmente. O solstício nada mais é do que um acontecimento no campo da astronomia que marca o início do verão e do inverno. É a época do ano em que o astro maior do Sistema Solar, o Sol, tem uma incisão ainda mais intensa em um dos hemisférios.

O solstício de verão nada mais é então do que um fenômeno astronômico que estabelece obviamente o começo do Verão. É o momento em que um certo hemisfério terrestre está com uma inclinação de aproximadamente 23,5° na direção do Sol, fazendo dessa forma com que essa porção do planeta acabe recebendo uma quantidade muito maior de raios solares.

A palavra solstício é origina a partir do latim “solstitius” que significa “o ponto onde o trajeto do sol parece não sofrer deslocamento”.

Durante o solstício de verão, acontece o dia mais longo de todo o ano e, por conseguinte, também a noite mais curta, no que concerne ao tempo e quantidade de iluminação por parte dos raios solares. Além disso, nesse momento o Sol apresenta uma maior proximidade com o globo terrestre.

O solstício de verão ocorre por causa do fenômeno de rotação e igualmente de translação do nosso planeta, porque por conta deles a luz do Sol é repartida de modo desigual entre ambos os hemisférios da Terra.

Um ponto interessante é que é justamente nessa época que começa a vigorar o horário de verão. A razão por trás disso é que, como dissemos anteriormente, os dias são mais longos, o que representa um tempo maior em que se pode aproveitar a luz solar e dessa forma economizar mais energia elétrica.

Quando é celebrado o solstício de verão?

solsticio de verão
O solstício de verão marca o início do verão.

O momento em que é celebrado o solstício de verão vai depender de qual hemisfério estamos tratando. No caso do Brasil, por exemplo, que fica localizado no hemisfério Sul do planeta Terra, o dia do solstício que determina o início do verão começa a partir do dia 21 de dezembro, mais precisamente às 19h22minutos. Ele termina no dia 20 de março de 2019, no horário das 18h57 minutos.

Aqui no Brasil, o período do solstício de Verão também é atravessado por um outro fato importante, que é o horário de verão, que citamos no tópico anterior. O verão é a estação do ano que se segue à primavera e antecede o outono. Nessa época, além dos dias serem mais longos, eles são mais quentes e as chuvas são mais frequentes.

Por outro lado, o solstício de verão é celebrado em torno do dia de 21 de junho no hemisfério norte e termina em 20 de setembro. Do mesmo modo que no verão do hemisfério sul, o verão no hemisfério norte é marcado por dias mais longos e temperaturas mais elevadas.

Como é celebrado o solstício de verão?

A celebração do solstício de verão é muito antiga, tão antiga e longínqua quanto a história da humanidade. É um dia recheado de muita magia, poder e doses cavalares de energia. De acordo com algumas crenças oriundas das religiões pagãs, de épocas mais remotas, deuses da natureza e seres mágicos como as fadas, por exemplo, andam livremente por aí.

Em termos de tradições culturais, as pessoas que trabalhavam com a agricultura davam graças por essa estação, pela possibilidade de executar mais culturas, de dispor de uma quantidade maior de frutas e vegetais como um todo e mais horas para poderem realizar as suas atividades, além é claro de se largarem na diversão.

Esse é igualmente o momento perfeito para clamar pela fertilidade da terra a ser cultivada e também de pedir pela fertilidade da humanidade. Toda sorte de rituais com fogo e o acendimento de fogueiras eram começados bem na véspera do verão como um símbolo de todo o poder do Deus Sol e auxiliar a promover uma renovação das energias.

Solstício no mundo

Há de se levar em consideração que cada país ou região de mundo vai celebrar o solstício de verão de uma maneira diferente. Em diversos casos, é celebrada a noite de São João (data escolhida pela Igreja Católica para comemorar o nascimento de São João Batista). Em outros, é comemorado o Natal (a fim de celebrar o nascimento de Jesus).

Em Portugal, por exemplo, existem as famosíssimas fogueiras das festas de São João, em torno das quais as pessoas pulam e dançam. Os pagãos também comemoram esse momento comendo, bebendo e efetuando diversos rituais de fertilidade.

Aliás, explanando-se melhor, a comemoração que marca o solstício de verão é Beltane, um dos oito festivais pagãos. Além do fogo, comidas e bebidas, a celebração de Beltane geralmente abrange uma dança em torno de um enorme mastro, um belíssimo ritual de fertilidade da primavera contido em inúmeras tradições populares.

Conhecendo o solstício de verão

Conhecer de forma aprofundada o solstício de verão é dar a si mesmo a oportunidade de adquirir não somente uma informação de caráter científico, mas também ganhar uma cultura mais diversificada, múltipla, ampla. É uma forma de entender o espaço geográfico em que você se localiza e como os fenômenos naturais te afetam.

Citamos nesse artigo algumas das formas tradicionais de celebração desse solstício. Porém nada impede que você mesmo crie seu próprio ritual de comemoração. Uma boa dica é dedicar esse momento a meditação, relaxamento e passar alguns momentos a mais junto a natureza.