Menu fechado

Dia de Santo Antônio

Santo Antônio é conhecido como santo casamenteiro, e tem milhares de devotos espalhados pelo país e também em Portugal. Celebramos o seu dia em 13 de junho, em meio às tradicionais festas juninas, e por esta razão Antônio é um dos santos mais lembrados durante estas festividades.

Simbologia

A figura do santo é, na maioria das vezes, representada carregando o menino Jesus em seus braços. E há inúmeras simpatias para se conseguir a graça do santo. Uma das mais famosa fica por conta da fama do santo de ser casamenteiro, e sendo assim as devotas que desejam se casar ou arrumar um noivo retiram o bebê dos braços do santo prometendo devolvê-lo apenas depois de conseguirem que o pedido seja realizado. Outra simpatia com esta mesma finalidade é a de colocar a imagem do santo dentro de um copo d’água de cabeça para baixo só retirando quando o santo conceder a graça pedida. Todas estas simpatias são feitas na madrugada do dia 13.

Santo Antônio também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem seus objetos perdidos. Os devotos uma rezam “os responsos”, para invocar o santo a para achar as coisas perdidas. Em uma outra cerimônia, nos dias 1° a 13 de junho, conhecida como trezena, os fiéis entoam cânticos, soltam fogos, e celebram comes e bebes ao redor de uma fogueira com o formato de um quadrado.

Ainda há outro costume que é muito praticado pela Igreja e por seus fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres os famosos pãezinhos de Santo Antônio, que simbolizam a fartura, e que devem ser guardados dentro de uma lata de mantimento, para garantir de que não faltará alimento durante todo o ano.