Menu fechado

Feriado de Corpus Christi: qual o seu significado

feriado de corpus christi

O Corpus Christi é um dos diversos feriados existentes no Brasil. Ele é um dos vários feriados de cunho religioso que possuímos por aqui. Aliás, é um dos mais importantes, ainda mais em um país como o nosso que é considerado como uma das maiores nações católicas do mundo todo.

Quem professa a religião católica irá atravessar uma data como essa de um jeito diferenciado. No entanto, independente da religião, ele se constitui em um feriado e, desse modo, um momento que pode ser aproveitado por todos, cada qual a sua maneira.

O que é o Corpus Christi?

Na religião católica celebramos o corpus christi em homenagema o espírito santo.
Na religião católica celebramos o corpus christi em homenagema o espírito santo.

O Corpus Christi nada mais é do que um feriado, ou melhor dizendo, um feriado facultativo, celebrado pela religião Católica.

Esta data comemorativa é celebrada todos os anos, mais exatamente 60 dias após a Páscoa, sempre na quinta-feira posterior ao chamado Domingo da Santíssima Trindade (domingo que vem depois do Domingo de Pentecostes), geralmente com procissões nas ruas.

Ao longo dessa festividade são rezadas missas festivas e as ruas são todas enfeitadas para a o momento em que a procissão passar. Essa procissão é conduzida normalmente pelo Bispo, ou então pelo pároco da respectiva Igreja do local.

O Santíssimo Sacramento tem essa procissão acompanhada por uma infinidade de fiéis.Essa tradição de enfeitar as vias públicas se iniciou na cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais.

Corpus Christi é chamada em Portugal de Corpo de Deus. Trata-se de uma “Festa de Guarda”, ou seja, na qual na qual a participação na Santa Missa é simplesmente obrigatória, na formato definido pela conferência episcopal do país onde é celebrado.

A procissão pelas ruas, quando é efetuada, está cumprindo uma recomendação do Código de Direito Canônico (mais especificamente falando o cânone 944) que estabelece que o bispo diocesano que faça os arranjos da mesma, onde houver possibilidade, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.”

Recomenda-se que nessas épocas, a não ser por conta de algo muito sério e extremamente urgente,que o bispo não esteja fora da diocese (de acordo com o cânone 395).

Corpus Christi nos demais anos

Esse feriado não possui uma data fixa para acontecer. Neste ano, por exemplo, ocorrerá no dia 20 de junho, mas ano passado (2018) foi em 31 de maio. Vale salientar que, mesmo sendo uma celebração que acontece em quase todas as regiões do Brasil, o Corpus Christi não se constitui, de forma oficial, em um feriado nacional.

Em 2018, todas as capitais de todos os estados brasileiros aderiram a esse feriado. Órgãos a nível municipal ou estadual não vão ter expediente neste dia, nos lugares onde for decretado feriado. O comércio abrirá em algumas cidades, todavia em um horário especial.

Corpus Christi é um feriado facultativo ou obrigatório?

O Corpus Christi em território brasileiro é um feriado facultativo e pode ser um feriado municipal. Isso quer dizer que cada cidade deve determinar, por meio de um decreto, se naquele ano vai ser ou não um feriado.

A maioria dos governos municipais e estaduais igualmente decretam ponto facultativo na sexta-feira que se sucede ao feriado de Corpus Christi.

Significado de Corpus Christi

Corpus Christi é uma expressão originária do latim que quer dizer “Corpo de Cristo”. A celebração é considerada uma das festividades mais importantes para a Igreja Católica, porque ela comemora o mistério da eucaristia. Em outras palavras, ela é a celebração do sacramento corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Esse sacramento da Igreja Católica é realizado como um modo de rememorar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido é uma representação do corpo de Cristo, e o vinho tomado, por sua vez, é um símbolo do sangue de Cristo.

A concretização da eucaristia é uma alusão à Última Ceia, efetuada por Cristo com seus 12 discípulos no decorrer da Semana Santa, e à exigência de Cristo de consumir o pão e o vinho em memória dele.

Ainda falando-se da teologia católica, crê-se que na eucaristia um evento chamado de transubstanciação. Nesse instante, os elementos ali presentes, tanto a hóstia quanto o vinho, depois de terem sido consagrados, transformam-se essencialmente na carne e no sangue de Jesus Cristo.

Qual é a origem do Corpus Christi

Feriado de corpus christi cada ano cai em uma data.
Feriado de corpus christi cada ano cai em uma data.

A origem da celebração dessa celebração se iniciou no século XIII. Para sermos mais precisos, surgiu no ano de 1269. A Igreja Católica observou que as pessoas nutriam uma necessidade de sentir a presença concreta e real de Cristo.

De acordo com alguns estudos históricos, havia um sacerdote cujo nome era Pedro de Praga, que andava repleto de dúvidas a respeito da presença de Cristo durante a Eucaristia. Tomou a decisão de partir em peregrinação rumo ao túmulo dos apóstolos Paulo e Pedro na cidade de Roma, para clamar pelo dom da fé.

Ao fazer uma passagem por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi mais uma vez tomado pela dúvida. No instante da Consagração a resposta chegou a ele na forma de um milagre: a hóstia branca se transformou em carne viva.

O Papa Urbano IV demandou então que os itens fossem encaminhados para Oviedo para uma enorme procissão, e foi nessa hora que a festividade foi decretada.

Comemorações do Corpus Christi no Brasil

No Brasil, há várias procissões e missas para celebrar o feriado de corpus christi.
No Brasil, há várias procissões e missas para celebrar o feriado de corpus christi.

A comemoração do Corpus Christi é repleta por procissões em vários estados do Brasil. A procissão é realizada nas ruas, local no qual as pessoas podem testemunhar e fazer a adoração da representação do Corpo e Sangue de Cristo.

Há muitas cidades com procissões mais tradicionais, como no município de Pirenópolis, no interior do estado de Goiás, que conta com a famosa tradição dos tapetes confeccionados com serragem colorida e flores do cerrado.

Comemorando o Corpus Christi

O Corpus Christi é um momento de contrição para os católicos. É o instante em que eles fazem adorações e louvores em torno daquilo que é uma das concepções mais fulcrais de toda a doutrina católica, que a o sacrifício de Jesus Cristo para a salvação e redenção dos pecados de todos.

Ainda que você não seja católica, vale muito a pena entender como funciona essa festividade e a sua relevância social.