Menu fechado

Feriados em Santa Catarina

feriados em santa catarina

Santa Catarina é um dos três estados que formam a região Sul do Brasil. O estado possui 295 municípios. Logo, a gente vai ver alguns deles abaixo. Ainda, ver também alguns dos feriados municipais. Há poucos feriados em Santa Catarina de caráter estadual, mas há motivos suficientes para que haja muitos.

Por outro lado, é possível se dizer que lá está representada toda a beleza natural do país inteiro. É possível se dizer também que Santa Catarina é um grande estado. Se não em extensão, em simpatia para compensar. A falta de feriados em Santa Catarina é, portanto, compensada pela beleza natural. Alás, essa beleza é visitada em qualquer ocasião do ano.

Houve momentos em que os brasileiros de outros estados correram alguns riscos de perder parte de sua própria identidade. Afinal, a região Sul pretendeu se separar do país ocasionalmente. Aliás, ainda há movimentos razoavelmente fortes com esse objetivo. Então, se tal acontecesse, o restante do país teria alguma dificuldade para visitar as belezas daquele estado, além de seu povo altamente sociável e carinhoso.

Santa Catarina em alguns dados

A indústria têxtil é, claramente, uma das melhores maneiras de mostrar Santa Catarina para o resto do mundo. Assim, é de lá que saem os produtos mais belos dessa área industrial e ocupam seus espaços no planeta. Entretanto, as festividades muito bem organizadas também colaboraram para isso.

Tanto nativos quanto quem chegou para morar em Santa Catarina são chamados “barrigas-verdes”. E há uma explicação histórica para esse apelido carinhoso. Ainda no século 18, todos os soldados da Infantaria de Linha da Ilha dispunham de uma faixa de pano. Ela era usada na barriga para ajudar a manter a postura corporal.

Bem, certamente a cor dessa faixa de tecido era verde, claro. O povo catarinense se sente tão orgulhoso desse apelido que até a sede do governo é chamada “Palácio Barriga-verde”.

A bem da verdade, como toda lenda tem sua controvérsia, a dos barrigas-verdes também têm. Muitos historiadores dizem não haver registros sobre a tal faixa verde; outros ainda dizem que, em realidade, trata-se de colete verde e não de faixa.

De qualquer maneira, o apelido carinhoso está aí. E os catarinenses não abrem mão dele.

Feriados em Santa Catarina e a santa Catarina

Como a gente comentou, feriados em Santa Catarina se resume a apenas um. Este comemora o Dia da Carta Magna de Santa Catarina, que é 11 de agosto. Entretanto, a santa que empresta o nome ao estado também pode ser um dos feriados em Santa Catarina, segundo informações diversas e segundo preferência da população.

Ela é pouco conhecida, aliás, não está entre as imagens mais procuradas no mercado de estátuas. Nem mesmo no próprio estado.

Assim, a imagem da santa é mais requisitada por turistas. E justamente no dia que poderia ser um dos feriados em Santa Catarina. Entretanto, é muito venerada por todos os catarinenses católicos.

Mesmo porque eles conhecem um fato marcante na vida da santa: ela foi venerada por Joana D’arc, heroína francesa que teria ouvido a voz de Santa Catarina quando tinha 13 anos de idade. A santa teria incentivado a heroína em suas lutas em prol dos desvalidos.

A Santa

Catarina nasceu em Alexandria no século 3. Ainda jovem, perdeu o pai e, então, foi para Cilícia com a mãe. Era extremamente religiosa cristã. Em certa noite, sonhou com Jesus Cristo, que lhe teria dito que ela seria sua esposa. Então, a jovem passou a divulgar mais contundentemente o pensamento cristão.

Maximino II, imperador de Alexandria, era ferrenho perseguidor dos cristãos e, claro, passou a perseguir Catarina, a quem propôs casamento. Porém, a jovem era auto prometida a Cristo. Então, foi posta diante de vinte sábios com os quais deveria debater sobre religiosidade. Foi estratégia do imperador para dissuadir a jovem do cristianismo.

Ocorre que ela acabou por convertê-los a seus próprios conceitos.

O imperador, furioso, mandou executar os vinte homens e condenou Catarina ao suplício da roda (instrumento de tortura da época). Acontece que jovem entrou em oração e um raio destruiu o instrumento. Assim, matou os soldados. Entretanto, ela nada sofreu.

Ainda mais furioso, Maximino II enviou a religiosa às masmorras, de onde sairia se aceitasse a proposta de casamento. A moça passou doze dias sem água e sem comida, mas negando a proposta. Então, foi finalmente decapitada em 25 de novembro do ano 305 com apenas 18 anos de idade.

Feriados em Santa Catarina nas 5 maiores cidades

1⁰. Joinville

Santa Catarina é uma das poucas unidades federativas cuja capital não é o maior município do estado. Joinville fica na região norte do estado e possui mais de 580 mil habitantes, conforme estimou o IBGE em 2018. É o terceiro município com mais habitantes de toda a Região Sul.

A cidade está contida na microrregião de Joinville e na mesorregião do norte catarinense. (A gente já teve chance de comentar sobre micro e mesorregião em artigos aqui.) O Índice de Desenvolvimento Humano de Joinville é altíssimo, alcançando 0,809 ponto.

Títulos de Joinville

A cidade é conhecida por diversos títulos; dentre eles, “Cidade dos Príncipes”, “Manchester Catarinense”, “Cidade da Dança” e “Cidade das Flores”. Aliás, é em Joinville que acontece o maior espetáculo de dança do mundo, o Festival de Dança de Joinville.

Não é para menos, já que é em Joinville que está a única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia.

Fundação: 09 de março de 1851.

Feriados municipais

09 de março – Aniversário da cidade.

Eventos

A representatividade de diversos povos que compõem a população de Joinville acaba provocando muitos eventos durante o ano inteiro. Servem para comemorar datas especiais, divulgar produtos da região etc.

Janeiro, abril e maio são meses das três edições anuais da Festa do Tiro Rei. Nela, um grupo de atiradores sai em caminhada pela cidade em direção à Sociedade Dona Francisca. Ali, há os torneios de tiro que vão definir o ganhador do ano.

Também em abril, há a Festa da Banana no bairro Vila Nova, com shows musicais, feira de artesanato e produtos coloniais. Além disso, é claro, há exposição e degustação de alimentos à base da fruta.

Ainda em abril, Festival do Anthurium; Festa do Arroz, Bandoneon Fest e Festa do Pato em maio; Festa do Aipim realizada em junho; Festa do Colono em julho; Festa da Colheita em setembro e muito mais em cada mês.

2⁰. Florianópolis

A segunda maior cidade do estado é, então, a capital. É uma das três capitais de estado compostas por ilhas, sendo a principal delas a sede do Governo. A população se aproxima de 500 mil habitantes.

Conhecida e admirada por elevada qualidade de vida, é a capital brasileira com maior pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. O município baseia sua força econômica em atividades da tecnologia da informação, além de também ter forte turismo.

Florianópolis é procurada por turistas do mundo inteiro por conta de suas mais de cem praias. Assim, em 2009, a cidade foi apontada como o “Destino do Ano” pelo New York Times; três anos antes, tinha sido já anunciada como uma das dez cidades mais dinâmicas do planeta pela revista Newsweek. Entretanto, a cidade detém muitos outros títulos desse tipo.

Fundação: 23 de março de 1673.
Emancipação: 23 de março de 1726.

Feriados municipais

23 de março – Aniversário da cidade

Eventos

O município em si dispõe de apenas um feriado municipal. Entretanto, há centenas de eventos que muito bem poderiam ser feriados em Santa Catarina toda e em especial na Capital. Alguns são bastante peculiares, outros vislumbram relevância econômica ou projeção e consistência estadual.

A Festa Nacional da Ostra – Fenaostra e a etapa latino-americana do campeonato mundial de triatlo radical que, aliás, é a única disputada no país, são alguns exemplos. A primeira acontece em outubro desde 1999 e contempla a produção incrível desse molusco na cidade.

O segundo evento, Ironman, se organiza em abril para abrir o calendário do esporte. A cidade recebe a primeira etapa há 18 anos. Reúne mais 1200 atletas de 21 países.

3⁰. Blumenau

O município está na microrregião homônima e na Mesorregião do Vale do Itajaí. Sua importância o tornou cidade-sede da Região Metropolitana do Vale do Itajaí. É, em verdade, considerada cidade de médio-grande porte, sendo a única nesse status de Santa Catarina. Assim, transformou-se em um de seus principais polos industriais, tecnológicos e universitários ao longo de sua história.

O nome da cidade é homenagem a seu fundador, o químico e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau. Desde aquela época, evoluiu consideravelmente, dispondo hoje de cinco hospitais, uma universidade e enorme rede de prestadores de serviço e comércio.

Fundação: 02 de setembro de 1850.

Feriados

02 de setembro – Aniversário da cidade.

Eventos

Por conta da forte influência alemã na cultura do município, Blumenau conta com diversos eventos que lembram ou representam os costumes do país europeu. É no município que acontece a maior festa da cerveja fora da Alemanha. Trata-se da Oktoberfest.

Aliás, as festividades se adaptaram tão bem nos costumes brasileiros que a Oktoberfest ganhou versão no estado de S. Paulo. Ainda, há possibilidade de se espalhar para outros estados brasileiros.

O município também organiza uma das maiores festas culinárias do estado. A Sabores de Santa Catarina atrai milhares de pessoas e, a cada edição, mais ainda. Acontece sempre nos primeiros dias de agosto.

Já a Osterdorf é celebração típica da Páscoa. Aliás, a palavra significa exatamente isso em alemão: Vila da Páscoa. Já em novembro, a cidade promove o que chamam de versão verão da Oktuberfest. É a Sommerfest, que contempla a cultura da imigração alemã.

4⁰. São José

O município de São José contou com pouco mais de 240 mil habitantes em 2018, conforme cálculos do IBGE. Faz parte da Grande Florianópolis. Até pouco tempo, São José era considerada cidade-dormitório por conta da escassez de vagas de emprego. Isso fazia que a população ativa buscasse oportunidades na Capital.

Hoje, São José, tem a economia caracterizada por ser uma das maiores do estado, tendo o 5º PIB de Santa Catarina. As últimas gestões públicas criaram um dos maiores índices de oferta de emprego do país.

Fundação: 01 de março de 1833.
Emancipação: 19 de março de 1750 (269 anos).

Feriados municipais

19 de março – Aniversário da cidade.

Eventos

Em março, a cidade organiza o Festival Gastronômico Sopa de Siri. O evento já é tradicional e tende a contemplar também o aniversário da cidade. Trata-se de avivamento da cultura gastronômica litorânea, editando dois dos principais pratos: a sopa de siri e o pirão com linguiça.

Em meados de junho, São José promove a Festa Bergamasca em ação de apoio com Botuverá. As apresentações de grupos folclóricos são o ponto focal das festividades. Além disso, há também show de patinação, do Coral Giuseppe Verdi e bandas diversas.

5⁰. Chapecó

O município de Chapecó se transformou em importante centro industrial, financeiro e educacional. Está no centro de região de muitos produtos alimentícios industrializados. É vista como cidade de porte médio, cuja população foi estimada em torno de 216 habitantes em 2018.

Chapecó é sede político-governamental da Região Metropolitana de Chapecó, o que a faz exercer enorme influência no oeste e noroeste catarinenses. Detém diversos títulos, como “Capital da Agroindústria”, “Capital do Oeste” e “Capital do Turismo de Negócios”.

Chapecó é município construído a partir de planejamento e idealização prévia. É dividida em forma de quadrados alinhados.

Fundação: 25 de agosto de 1917.

Feriados municipais

25 de agosto – Aniversário da cidade.

Eventos

Sendo uma das principais cidades da região e por conter grande contingente de jovens em universidades, a cidade tem diversos eventos que atendem a essa população.

Destacam-se as conhecidas óperas da Camerata Florianópolis, o Encontro Brasileiro de Orquestras. Ainda, a cidade organiza a Exposição e Feira Agropecuária, Industrial e Comercial. Porém, as festividades por ocasião do aniversário da cidade são extremamente concorridas, atraindo pessoas do todo o entorno.

Santa Catarina é estado pleno de eventos, história e força econômica não apenas para a Região Sul, mas igualmente para o país. Se você tiver alguma sugestão sobre outros feriados em Santa Catarina ou alguma curiosidade, deixe registrada na área de comentários abaixo.