Menu fechado

O Signo de Capricórnio

O jeito determinado dos nascidos no signo de Capricórnio tem um representante mais que adequado na simbologia astrológica: a cabra com cauda de peixe. Possivelmente, nada significaria tão bem a tenacidade que o capricorniano tem para chegar ao topo da montanha como fazem as cabras, se adaptando a qualquer ambiente, até mesmo em águas profundas conforme demonstra sua cauda.

Afinal, “chegar lá” não é fácil e quase nunca é possível escolher o caminho. Nesse caso, para os nascidos sob o signo de Capricórnio tanto quanto para a cabra, o tipo de caminho não importa. O que importa é a força de sua determinação aplicável a qualquer caminho.

Assim, eles descobrem muito cedo o destino de seus esforços: o sucesso. Veja aqui muito mais detalhes sobre os signatários desse signo fantástico.

O Signo de Capricórnio

Todas as pessoas nascidas entre 22 de dezembro e 19 de janeiro são capricornianas. Capricórnio está na décima casa do plano da Astrologia e a qualidade desse signo é cardinal (já tivemos oportunidade de falar sobre “qualidade dos signos” em diversos artigos aqui).

Esse fator produz consequências interessantes, como a gente vai ver já. O elemento natural que mais se associa a ele é a terra; já o melhor dia é o sábado.

As cores mais apropriadas para o signo de Capricórnio são marrom e preto e os números melhores são 4, 8, 13 e 22. Essa característica aliada aos efeitos do planeta regente de Capricórnio, Saturno, faz que esse signo esteja envolvido em auras de praticidade.

Os signos que mais compartilham conceitos e pensamentos com os capricornianos são Câncer e Touro. Há uma espécie de confronto entre eles que, entretanto, não aparta. Pelo contrário: une.

Esse conjunto de fatores é importante porque delineia todo o perfil dos capricornianos. Assim, esse perfil se refere a pessoas altamente responsáveis para com os próprios atos, disciplinadas ao extremo e, portanto, gerenciam bem sua própria vida.

Entretanto, tais fatores aliados a determinadas variáveis criam bom ambiente para implacabilidade, nível acentuado de pessimismo e sensação de tudo saber, tudo conseguir.

O signo de Capricórnio incentiva seus nativos à vida familiar e à apreciação de música boa. Certamente, isso favorece assimilação de senso de discrição avançado. Isso também conduz à tal nível de seriedade que prediz que capricornianos sejam carrancudos, mal-humorados.

Mente em constante evolução

Ocorre que o signo de Capricórnio é bastante propenso à individualidade quanto à perseguição de seus objetivos. Certamente, o resultado disso é abertura de caminhos para constante progresso material e em carreiras. Contudo, a conjugação das energias dos astros propicia que esforços se voltem também à evolução mental, interior, filosófica dos nativos.

A aura de autocontrole, juntamente com apego ao progresso em geral, atrai situações que necessitam de espírito de liderança e constante gerenciamento. Assim, essa mesma aura torna fácil que outros signos se deixem dirigir.

Por outro lado, ainda que haja equívocos, o magnetismo astrológico auxilia na assimilação dos golpes psicológicos e induz ao aprimoramento. Dessa maneira, erros se transformam em experiência.

A mulher de Capricórnio

Os encantos do elemento terra fazem da ambição positivista uma das melhores características das mulheres do signo de Capricórnio. Assim, elas vão persistir no território filosófico até conseguir seus intentos. Porém, sendo também realistas, reconhecem o momento de necessidade de pausas.

Esse sentido de ambição tem preços a serem pagos. Posto que precisa focar em seus objetivos, a mulher do signo de Capricórnio precisa também de tempo para notar acontecimentos paralelos. Assim, vai demorar para descobrir que deve dar atenção também a eles.

Ela é apaixonada por natureza, dado que está em constante consonância com o elemento terra. Essa paixão estará presente em todos os momentos da vida das nascidas sob o signo de Capricórnio. Seja no trabalho, nas relações sociais ou familiares ou na luta por seus sonhos.

A capricorniana acha realmente estranho que existam motivos para enganar as pessoas a sua volta. Portanto, é autêntica. Porém, ela não vai sair pela vida dizendo verdades às tortas e às direitas. Como é ponderada, vai medir os prós e contras em relação à decisão.

O Homem de Capricórnio

Hombridade talvez pudesse ser o outro nome dos homens do signo de Capricórnio. Pelo menos essa deveria ser a característica assumida por todos os nativos, já que a composição de sua região astrológica é altamente favorável a essa honraria.

Exceto em situações que envolvam perigo para sentimentos de terceiros, o capricorniano vai usar de toda perspicácia que lhe é natural para mostrar como realmente é seu interior. Por isso, o homem do signo de Capricórnio pode agir de maneira a devolver na mesma moeda os golpes que receber.

Sendo golpes positivos, devolverá positividade; entretanto. o inverso também é natural no capricorniano. Assim, em situações menos graves, ele vai querer agir por conta própria em vez de esperar que a vida corrija falhas de terceiros. Dessa maneira, ele não vai levar em conta seus princípios morais.

Entretanto, é quase certo que o homem do signo de Capricórnio que assim age vá se sentir muito mal consigo mesmo. Esse comportamento é atividade de efeitos de Saturno, que influencia os nativos à praticidade. Contudo, também gera certa frieza no momento de tomar decisões.

Alguns indivíduos, entretanto, aprendem a ter prazer no perdão. Não facilmente por conta da falta de ponderabilidade advinda das influências do astro, mas aprendem.

A criança de Capricórnio

Leve sempre em consideração que a criança do signo de Capricórnio tem senso de humor diferenciado. E senso de prioridades também. Nesse caso, situações que pareçam comuns para crianças de outros signos são enfadonhas para a capricorniana.

Seu inconsciente já está pleno de pequenas ambições e, assim, não mantém atenção a frivolidades. Nesse caso, convém a adultos reconhecer que esse “ser ambicioso” vai apreciar pequenos mimos, presentes e muita, muita atenção.

A criança capricorniana, via de regra, percebe muito cedo que ações caminham para resultados. Então, vai querer ver resultados em seus esforços. Se não os perceber, pode se frustrar terrivelmente. Assim, os adultos a sua volta precisam ensinar a ela sobre eventuais frustrações desde cedo.

Os resultados mencionados, claro, são compatíveis com a idade e à medida em que esta avança. Assim, pequenos elogios podem ser grandes resultados, mas apenas nos anos iniciais de vida. Afinal, ela é batalhadora desde tenra idade e, portanto, seu instinto de recompensa vai se intensificar com o tempo.

Capricórnio no Trabalho

As pessoas naturais do signo de Capricórnio são altamente destinadas a trabalho duro. Não necessariamente trabalho braçal, mas intenso em qualquer área a que se dedicarem. Contudo, ainda que prefiram atividades fisicamente cansativas, vão se dedicar com o mesmo empenho.

Assim, não terão qualquer problema de precisar permanecer muito além do horário no trabalho. Isso é fruto do instinto de dedicação e da necessidade de busca por objetivos. Afinal, sabe que sonhos se realizam apenas com muito, muito trabalho. Nesse caso, é possível dizer que os capricornianos têm enorme índice de sucesso em seus planos.

O interessante na postura dos nascidos sob o signo de Capricórnio é eles veem a própria vida como um grande projeto de trabalho. Assim, se comportam perante os problemas pessoais como se comportariam perante os problemas no trabalho. Isso os leva a “quase ser profissionais o tempo todo”.

O sentido de praticidade do nativo do signo de Capricórnio o faz caminhar lentamente na condução de seus planos. Essa lentidão permite que pratique um outro sentido muito previsto nesse signo: análise de realidade. É assim que quase sempre se dá muito bem em suas atividades.

Assim, toda a conformação das influências e regimentos do signo de Capricórnio o leva a atividades correspondentes, como área da saúde, área de controle financeiro, tecnologia da informação e área voltada às questões jurídicas.

Capricórnio na Vida Amorosa

Entrar na vida amorosa das pessoas nascidas no signo de Capricórnio é tarefa difícil. Por conta de sua segurança interior e perspicácia para buscar objetivos, elas nem sempre estão dispostas a abrir sua atenção em prol de romances.

Entretanto, como o amor sempre vence, uma vez que se entra, é universo do qual é difícil sair. Ainda que os parceiros tentem sair, os capricornianos são inteligentes para mantê-los atados a seus sentimentos. A relação com esses nativos é intensa e, via de regra, longa.

Isso se dá porque sua personalidade forte torna o relacionamento meio problemático. Nesse caso, parceiros de outros signos devem ser não apenas pacientes, mas igualmente tendentes à luta por seu amor. Assim, como toda luta vencida com esforços hercúleos produz sensação de alegria proporcional, as relações amorosas com pessoas do signo de Capricórnio se refletem em momentos de pura magia.

A mulher do signo de Capricórnio no amor

Aquele caráter de “problemático” mencionado acima é intensificado na capricorniana. Certamente, tal se dá em função justamente da pressão que toda mulher enfrenta nas sociedades. Assim, ela vai avaliar os próprios sentimentos antes de decidir se deixar levar pelas emoções do amor.

Contudo, isso pode levar algum tempo. E esse tempo para deixar seduzir pode até mesmo avançar depois que a mulher do signo de Capricórnio já estiver se relacionamento com o parceiro ou parceira.

Assim, ela vai optar pelo pretendente usando seus conhecimentos sobre si mesma antes de avaliar os conhecimentos sobre eles. Dessa maneira, vai assumir fielmente as responsabilidades por todos os resultados do relacionamento a que optar. Bons ou maus.

A mulher do signo de Capricórnio se abre facilmente às novidades do sexo, mas isso será muito tempo depois que já estiver segura. No início do relacionamento, vai até mesmo se mostrar um tanto fria. Porém, tudo isso não passa de estratégia de defesa dos próprios sentimentos.

O homem do signo de Capricórnio no amor

Ao contrário da capricorniana, o homem nascido sob o signo de Capricórnio não sofre pressão social. Isto é, sofre, mas não se altera perante ela. Assim, é amante nato, é altamente sensual. O problema é que tem grande facilidade para confundir atração física com amor.

Nesse caso, ele vai “fazer experiências”. Certamente não chama essas tentativas de experiência, mas de busca consciente pela metade da maçã. Com o tempo, ele pode desenvolver não exatamente aversão, mas falta de empenho no amor. Mas não no sexo. Esse é o caminho que sua necessidade por escolhas racionalizadas o leva.

Assim, de modo geral, o homem do signo de Capricórnio precisa que seus momentos – sensuais ou românticos – sejam psicológica e fisicamente interessantes.

O capricorniano necessita que sua parceira seja tão responsável e dedicada quanto ele próprio se mostra. E é. Dessa maneira, tanto quanto fazer que a parceira se sinta segura, ele próprio precisa se sentir igualmente. É assim que aquele caráter de busca por objetivos vai se alimentar.

Capricórnio na Vida Social

Como a gente viu acima, os nativos do signo de Capricórnio são levados a lutar por seus objetivos. Especialmente os pessoais, mas sejam eles quais forem. Aliás, isso é quase prioridade absoluta para si. Assim, é possível que demonstrem certa indiferença para com problemas das pessoas a sua volta.

Nesse contexto, o capricorniano pode se sentir meio isolado, à parte das relações sociais. Para alguns poucos indivíduos, essa condição pode se tornar problemas ao longo do tempo. Porém, não para todos os capricornianos.

Eles sabem conviver com apenas a própria companhia, ainda que esteja em meio a uma multidão. Dessa maneira, preferem seguir seus próprios instintos perante a vida a ter que dividir opiniões e conceitos com quem o cerca. Assim, pensar diferente talvez lhe seja muito, mas muito difícil.

Entretanto, pode conseguir, mas é necessário que haja argumentos muito fortes para fazê-lo deixar sua zona de conforto. Então, os nascidos sob o signo de Capricórnio vão preferir se dedicar à vida profissional. Não vão necessariamente brigar para não ter vida social, mas não se matam para tê-la.

Assim, como compensação, as pessoas do signo de Capricórnio vão buscar a segurança e o aconchego familiar. Dedicam-se à família de forma intensa, responsável e auxiliadora. Essa necessidade de proteger a família se adapta, inclusive, às questões do conforto físico. Então, vão sempre melhorar o espaço em que vivem.

Então, é isso sobre o signo de Capricórnio. Você pode ter ainda alguma dúvida sobre as diversas áreas de comportamento e pensamento dos nativos sob o signo de Capricórnio. Tendo, deixe na área de comentários logo abaixo.