Menu fechado

O Signo de Virgem

Os nomes dos signos do zodíaco não foram dados aleatoriamente, não são produto do acaso. Não existem nem mesmo porque os primeiros estudiosos resolveram nomeá-los desta ou de outra forma. A nomenclatura zodiacal revela certa simbologia. É o que ocorre com o signo de Virgem.

Os nativos desse signo parecem (ou preferem) viver como se tudo estivesse acontecendo pela primeira vez. Como você vai ver mais abaixo, a Terra está para Virgem assim como a água está para o mar: intercomplementares. Isso torna os nativos do signo de Virgem correspondentes ao estado de suportação de vicissitudes.

Afinal, para suportar o peso dos problemas, somente mesmo com fortes vínculos à terra em si. Assim, todo signo parece ter uma espécie de missão. A de Virgem é fortalecimento de sua noção de busca a objetivos que, via de regra, se referem à sociedade a sua volta de uma ou de outra forma. Aliás, isso é conseguido de maneira bastante natural em Virgem.

Veja abaixo muito mais detalhes interessantíssimos sobre o signo de Virgem.

O Signo de Virgem

As pessoas que nascem entre 23 de agosto e 22 de setembro pertencem ao signo de Virgem. É signo mutável (abaixo, saiba mais sobre qualidade de signos). O astro energético ligado diretamente ao Virgem é a própria Terra. Quanto às casas astrológicas, pertence às pares até a décima-segunda.

Já a polaridade é negativa (veja também abaixo sobre positividade/negatividade). Esse quadro de dados e informações indica que nascidos no signo de Virgem têm como base de personalidade a fidelidade, a tentativa de ser útil. Entretanto, esse sentido de “fiel” não se limita a relacionamentos, mas se entende a objetivos, conceitos e princípios.

Assim, como resultado disso, são trabalhadores porque muitos de seus princípios e conceitos estão ligados ao sentido de utilidade. E, por sua vez, isso resultado em busca por praticidade e capacidade analítica.

Por outro lado – e isso que pode parecer até mesmo contraditório -, tudo isso faz nascer certa timidez e autocrítica acirrada, já que os nativos do signo de Virgem não lidam muito bem com eventuais fracassos. Assim, estão sempre preocupados com algo, com alguma ideia.

Isolacionismo não; concentração sim

Por isso, Virgem não é lá muito afeito a pedir auxílio em suas atividades. Por conta daquela condição de autocrítica, vai estar sempre procurando meios para melhorar a si mesmo. Daí porque considera desnecessário ser auxiliado por terceiros.

Seres nascidos em signo de Virgem possuem alguns traços personais diferenciados. Preferem alimentação saudável à industrializada. Não são necessariamente vegetarianos, mas tendem a ser. Adoram animais além da conta e gostam de participar de movimentos em defesa deles. E leitura é o passatempo adequado às características de Virgem.

Por outro lado, os virginianos são detalhistas. Talvez em função do senso crítico. Isso leva as pessoas do signo de Virgem às questões humanas. São profundamente respeitosos e amigos. Ainda por conta do criticismo – e aliado à noção de detalhes -, os virginianos não vão deixar nada por fazer pela metade. Nem mesmo permitir que “o barco siga seu caminho”.

Assim, vai querer tomar as rédeas de sua vida. Por isso, não é raro se ver algum ser do signo de Virgem meio distante do mundo exterior. Tem receio que de evidências ou vestígios da realidade alterem sua visão de vida. Com certeza, isso é produto ainda do fato de se criticar muito.

As pessoas do signo de Virgem têm grande preocupação com o corpo. Não exatamente com questões estéticas, mas com a saúde. Essa condição pode chegar às raias da obsessão. E isso pode também chegar à necessidade de arrumação e ordenação de situação, objetos, pensamentos.

O signo de Virgem é governado pelo planeta Mercúrio. Isso significa que seus regidos têm mente arejada, com bom fluxo de inteligência, comunicação e poder de tomar decisões rápidas. Entretanto, o virginiano prefere pensar nas decisões sem necessitar de impulsividade.

A mulher de Virgem

Como visto acima, o signo de Virgem tem a Terra como fonte de energia. No zodíaco, está bem acomodado na região entre Touro e Capricórnio. Essa condição também produz efeitos nos traços da virginiana.

Assim, a mulher de Virgem apresenta caráter realmente potente, marcante. De certa maneira, isso a leva a determinado conservadorismo tanto nas ações quanto no pensamento propriamente dito. Nesse caso, ela é organizada, ou seja, é prática, objetiva.

É por isso que se diz que a mulher do signo de Virgem mantêm seus próprios limites sob controle. Incluindo questões de expectativas, sonhos e planejamento. Assim, há muitas situações em que a virginiana se preocupa tanto com detalhes que, no frigir dos ovos, acaba se perdendo um tanto justamente em detalhes.

Essa possibilidade acaba criando uma espécie de bola de neve. É detalhista, não quer perder fios de meada, se perde em detalhes, se critica, não aceita auxílio com muita facilidade, retorna à ação prática. Então, se se perder novamente, vai se frustrar muito.

Mistura de traços

A mulher do signo de Virgem é comparada à intensa mistura de detalhismo, inteligência e bom senso em tudo o que faz. Tudo isso a torna um ser comprometido, não obstante modesta e tímida por conta da associação com Mercúrio.

A virginiana não permite aproximação de maneira fácil, rápida, o que é resultado de seu estado de timidez aparente. Porém, essa é apenas sua maneira de se defender de eventuais percalços, ou seja, trata-se de máscara com a qual se protege.

Entretanto, apesar de parecer, a mulher do signo de Virgem não é fria. Certo distanciamento é, como já dito, natural nesse signo. Pelo contrário, ela é prática, o que induz as pessoas ver certa frieza nela. Por isso, qualquer que seja o tipo de relacionamento, a virginiana não vai se deixar levar imediatamente.

O sentido prático do signo de Virgem torna a virginiana um ser arredio a mimos. Quando recebe um, vai usufruir como simples matéria e não como símbolo de algum sentimento de quem ofereceu.

O Homem de Virgem

Já foi mencionado acima que Virgem é signo ordenado, organizado. O homem do signo de Virgem não foge à regra. Portanto, é preciso que terceiros identifiquem essa necessidade no virginiano. Essa característica avança para seu comportamento em geral.

Assim, tanto quanto a virginiana, o homem do signo de Virgem vai avaliar bem quem dele se aproxima seja para qualquer tipo de relacionamento. Ele prefere ir lentamente, quase sorrateiro, mas com todo cuidado. Busca conhecer as pessoas de maneira profunda.

De certa maneira, o homem virginiano necessita de autocontemplação antes de precisar se mostrar ao mundo.

Essa espécie de distanciamento nem sempre é bem vista por amigos, parentes e conhecidos em geral. Porém, nada disso é resultado de incapacidade de expressão de seus sinais interiores. É, quando muito, simples ação da autocrítica ao não tomar como útil eventual confronto de seus sentimentos com a racionalidade da realidade.

A criança de Virgem

Mesmo bem pequeninha, a criança do signo de Virgem gosta de ordenar os próprios brinquedos. É assim que, enquanto ajusta seus objetos preferidos em locais adequados, ela presta atenção a detalhes. Estes vão ser extremamente úteis na composição de sua personalidade quando adulta.

Assim, ao contrário da esmagadora maioria das crianças, a do signo de Virgem não tende à impulsividade. Entretanto, também é muito aderente à calmaria. No meio disso tudo, ela prefere identificar altos e baixos de uma situação para depois decidir por algo.

Claro, isso ocorre em situações pertinentes ao universo infantil. Porém, não deixa de ser uma espécie de treinamento para quando a fase de responsabilidade mais intensa chegar em sua vida

Em princípio, o “virginianozinho” pode se mostrar meio exigente ou teimoso em questões pessoais. Em verdade, isso se dá porque analisar, avaliar situações é procedimento que já está meio tatuado em seu jeito de ser. Claro, característica intrínseca do signo em si e não exatamente da individualidade da criança.

Por gostar de ordem, de arrumação, a criança virginiana tende a ser prestativa e auxiliadora. Assim, é natural que adultos queiram incentivar tal comportamento para que, no futuro, a criança seja excelente colaboradora para o desenvolvimento das sociedades.

Por outro lado, a gente comentou acima que virginianos são altamente críticos. Essa condição é evidente na criança do signo de Virgem. Assim, os adultos ao seu redor precisam mostrar a ela que nem sempre terá êxito em seus intentos. Caso contrário, é possível que ela não descubra meios de lidar com frustrações.

Virgem no Trabalho

Os nascidos no signo de Virgem são bons comunicadores. Afinal, por gostarem leitura e escrita e de trabalharem as próprias ideias, desenvolvem bom senso de exposição. Isso vem de Mercúrio. Assim, não é raro que virginianos se descubram locutores, escritores, jornalistas etc.

Entretanto, a área em que os virginianos mais se dão bem é no contato com semelhantes, com quem necessita de ajuda. Apesar que eles próprios não aceitarem ajuda facilmente, gostam de oferecê-la.

Os nascidos em signo de Virgem são amantes profundos do trabalho, da atividade, da ação. Como dito acima, são altamente analíticos porque buscam detalhes, o que os torna bastante eficientes nas jornadas laborais. Por outro lado, essa mesma boa característica pode não ter bons resultados, pois tendem ao perfeccionismo.

Detalhes, concentração, dedicação

Assim, em determinadas circunstâncias, vão se preocupar tanto com a “parte” e se despreocupar com o “todo”. De certa maneira, se o indivíduo virginiano souber usar esse traço que é comum ao signo de Virgem em si, vai se sair muito bem no trabalho. Afinal, analítico e detalhista, consegue encontrar o foco dos entraves e oferecer sugestões para solução.

Então, sendo organizados, com certeza têm sucesso em atividades que necessitem de concentração, organização e atenção. Nesse caso, trabalhos jurídicos seriam ideais para os nativos do signo de Virgem. Mesmo porque aquele traço de autocrítica pode ser usado para formulação de críticas a seu universo exterior.

Ainda, a preocupação que nascidos no signo de Virgem detém para com a sociedade os leva a atuar nas de assistência humana. Psicologia, saúde, apoios sociais etc.

Assim, em função de todas essas características, os virginianos são propensos à economia, seja de ações ou financeira ou mesmo de energia própria. Não chegam a ser avarentos, porém, um ou outro indivíduo pode vir a ser. Gastos desnecessários não condizem com sua postura, pois os consideram hábito ruim. Isso, claro, ajuda muito os virginianos no trabalho em geral.

Virgem na Vida Amorosa

Os sentimentos dos nascidos no signo de Virgem precisam se recíprocos. Aquela visão de detalhes tão inerente a esses nativos é quase condição para que os virginianos se sintam bem quando o assunto é relação amorosa. Assim, tanto eles quanto elas não se atêm a muitos parceiros, pois preferem o indivíduo em quem podem se concentrar mais firmemente.

Nesse caso, eles vão gostar muito se o parceiro ou parceira lhes derem muita atenção e especialmente se destacarem seus talentos. Posto que vão demorar para demonstrar sentimentos, eles precisam ser cativados por algum tempo. Portanto, somente depois de se sentirem seguros é que se abrem para a relação.

Assim, os nascidos no signo de Virgem tendem a não expressar muito claramente sua visão amorosa nos primeiros tempos de relação. Entretanto, vão precisar que seus cônjuges façam isso aberta e constantemente. Em assuntos amorosos, os virginianos são a personificação da frase popular “faça o que eu digo e não faça o que eu faço”.

Atenção à rotina

Nesse contexto geral – ou seja, avaliando as características gerais do signo de Virgem -, percebe-se que os virginianos preferem a intimidade do relacionamento. Assim, pode ser que a vida se torne um tanto rotineira sem jantares externos, sem cinema, sem passeios.

Por isso, que eventuais parceiros dos virginianos não pensem que esses nativos sejam para relações ocasionais. Não mesmo. Certamente, gostam de sexo, mas com poucos parceiros. É assim que eles demonstram sua necessidade de ser importante para o outro e, dessa maneira, oferecer todo prazer da relação, prazer de que também precisam para se sentir bem.

É fácil notar, então, que os virginianos vão precisar que a relação seja embasada aos poucos, sem atropelos, sem pressa. E não importa quanto tempo isso vá durar. Quando esse ciclo encerrar, porém, tanto o virginiano quanto a virginiana vão transformar o cônjuge em seres especiais. Vão defini-lo como meta de vida e, portanto, centro de sua atenção.

Virgem na Vida Social

Se alguém, seja nascido no signo de Virgem ou não, necessitar de conselhos, o ideal é que busque aconselhamento com um virginiano. Por conta daquele sentido de detalhes e da necessidade de ajudar, o virginiano é excelente conselheiro. É amigo extraordinário no momento de oferecer tanto o ombro físico quanto o moral.

Por outro lado, sendo detalhistas, o virginiano vai rebuscar o problema no todo para conhecer as partes, de forma que possa oferecer a melhor solução possível. Nesse contexto, quem solicitar sua ajuda precisa confiar muito nos nascidos no signo de Virgem, já que eles podem até dar impressão de ser bisbilhoteiros.

Aliás, essa é situação comum na vida dos nascidos no signo de Virgem. Por buscarem detalhes, perscrutarem situações, rebuscarem indícios, acabam expressando certo jeitão de indiscrição. Porém, nada disso é real. O que eles querem é ter base para conselhos.

Os nascidos sob o signo de Virgem gostam de viver em sociedade. São, portanto, sociáveis, não obstante precisarem de seus momentos internos. Assim, cuidam de suas relações com carinho, atenção e preocupação.

Os virginianos são particularmente atentos à família. Por outro lado, essa condição os leva a dar atenção também às relações sociais. Por isso, são bons amigos, bons companheiros.

Bônus

Os signos do zodíaco são caracterizados por alguns fatores. Qualidade e polaridade são alguns deles.

Há 4 elementos que fazem a base dos estudos em Astrologia e, aliás, são estudados a partir de algumas variações: triplicidade, quadruplicidade e qualidade. Já tivemos oportunidade de falar sobre elas em nosso site e vamos reforçar aqui o conceito de qualidade.

As qualidades podem ser fixa, mutável ou cardinal. O plano astrológico aloca 4 signos em cada uma delas por conta de agrupamento de características. A qualidade de Virgem, por exemplo, é mutável. Isso significa que, assim como os outros três signos, Virgem é multivalente, é flexível, é maleável em sua postura tanto pessoal quanto social.

O plano zodiacal divide os signos em duas polaridades: positiva (masculino) e negativa (feminino). Claro, isso nada tem a ver com qualquer conceito ofensivo, mas com a maneira como cada signo enfrenta seu dia a dia. A polaridade de Virgem, por exemplo, é negativa. Ou seja, faz parte do conjunto de signos altruístas, pois preferem certo nível de ocultação de si mesmo em prol de melhoria externa.

Se tiver alguma dúvida sobre o signo de Virgem, deixe na área de comentários abaixo.